domingo, 30 de junho de 2013

Churrasco na sanduicheira e farofa!

Churrasco na sanduicheira, alguém já fez?
Eu fiz!

Porque, gente! Dá muito trabalho fazer fogo e tá muito frio pra ficar do lado externo da casa, na churrasqueira. E eu estava desejando muito um churrasquinho.

A sanduicheira que eu tenho, na verdade também pode ser usada como grill, ela até tem uma bandeijinha para recolher a gordura.


A linguicinha é mais difícil de fazer, porque por ser "torta", ela não assa por inteiro. Então eu fui a forçando até que ela ficasse reta e fui virando a medida que foi assando.






A carne, aqui eu fiz um filé de alcatra, eu só temperei com sal e pimenta do reino. Sem segredos.






Vamos à receita da farofa!

Manteiga
cebola em fatias finas
bacon picado
farinha de mandioca
sal a gosto



Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola e o bacon. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca e o sal. Mexa sempre para que não queime o fundo. E cuidado, assim que começar a ficar douradinha, já dá para desligar. Se passar muito, ela amarga e não há quem coma!



Boa receitinha pra um domingo, né?

Beijos!!





sexta-feira, 28 de junho de 2013

Stroganoff de Camarão - com o que sobrou!

Oie!!

Eu mostrei pra vocês que dou conta de fazer um delicioso Linguado à Belle Meuniére, né?
Só que sobrou aquele molho de camarão. E o que eu ia fazer com aquele molho se não tinha mais peixe?

Simples! Um stroganoff!

Eu tirei as alcaparras, pq elas dão um gosto muito forte.

E de resto, fiz como na receita de Strogonoff de Carne - http://dicasdecasacomidaeroupalavada.blogspot.com/2013/06/stroganoff-facil.html

Coloquei o resto do molho em uma panela, molho de tomate e creme de leite.

Pronto!

Cozinhei um arroz e servi com batata palha. Simples assim!




Espero que gostem!

Beijos

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Linguado à Belle Meuniére

Oie!!

Hoje tem receita especial!
Pra vocês não acharem que eu só faço comida fácil e rápida.
Até então, o único prato que eu sabia fazer com peixe e camarão era muqueca. Admito que fiquei com receio quando inventei de querer fazer Linguado à Belle Meuniére. Mas não é que deu certo?

Eu usei:
2 filés de linguado
sal e pimenta do reino
manteiga
farinha de trigo
champignon
camarão
alcaparras
suco de 1/2 limão
salsinha picada



Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Passe na farinha de trigo e tire o excesso.






Em uma frigideira, derreta a manteiga e frite os filés dos dois lados.





Após fritar os filés, na mesma frigideira, coloque mais manteiga e refogue rapidamente o camarão, o champignon, alcaparras, o suco do limão e a salsinha, fazendo um molho.








Regue os filés com o molho e sirva.









Eu servi com arroz, mas você pode fazer uma batata sautée, ou aquela batata bolinha como eu fiz na receita do mignon ao molho madeira - http://dicasdecasacomidaeroupalavada.blogspot.com.br/2013/05/jantinha-especial-para-melhor-amiga.html.

Olha, ficou MUITO bom!
Me surpreendi com a minha capacidade gastronômica.





O vinho indicado para harmonizar com peixe é o branco.
Eu comprei o Concha y Toro - Cabernet Blanc. Sinceramente o achei muito forte, mas tá valendo!!



Beijos!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pão de Queijo


Receitinha boa pra segunda-feira. Pão de queijo prático e gostoso!



Eu sempre faço o pão de queijo da Yoki, preparo como manda a embalagem e pronto! Matamos a vontade de comer pão de queijo.

Dessa vez resolvi inovar. Olha só:






Comprei um pacotinho pronto da Yoki, coloquei 2 ovos e 150 ml de água, como manda na embalagem.





Também de acordo com a embalagem, no modo de fazer manda amassar com a mão. Eu uso primeiro uma colher de madeira, aí quando começa a virar massa, eu uso as mãos para sová-la bem e deixá-la bem lisinha.




Aí, resolvi dar um toque. Eu tinha umas sobrinhas de queijo - provolone e estepe. Piquei em cubinhos e os coloquei dentro do pão de queijo.









              Aí é só enrolar!





Leve ao forno por cerca de 40 min.
Hummmmm, ficou DE-LI-CI-O-SO!!



Tentem! É super fácil e dá um toque bem especial no pão de queijo tradicional.

Beijos!

domingo, 23 de junho de 2013

E embaixo da escada?

OOiiee!!!

Depois de uns dias sem postar nada, sei que estou em dívida. Prometo muitas receitas deliciosas essa semana, mas hoje vou postar algo diferente.

A coisa mais gostosa de ter a sua casa própria é quando você começa a decorá-la.Quem mora de aluguel sabe o saco que é você não poder furar parede, não poder pintar de outra cor, não poder fazer nada... fazer o que te dá vontade, do seu jeito e transformar a casa num lar é simplesmente delicioso!

Desde que entrei na minha casa pela primeira vez, visualizei dezenas de coisas que quero fazer.
Já comecei a mexer na cozinha, já estou com uma mini reforma na lavanderia/churrasqueira planejada, mas o que vou mostrar pra vocês hoje é a solução que achei para aproveitar o espaço que eu tenho embaixo da minha escada.

E o que fazer naquele espaço embaixo da escada?

Foi isso que eu digitei no google, e ao olhar as imagens, comecei a ficar maluca de tanta coisa legal que tem lá! Se você precisa de uma ideia sobre o que fazer embaixo da sua escada, como aproveitar aquele espaço, pesquise no google. Certeza que vocês vão se inspirar de alguma forma.

Achei várias ideias legais: jardim de inverno, home office, gaveteiros, bar, adega, etc, etc, etc
Diversas opções, lindas!

Eis que me deparo com esta imagem no blog: http://ideiasdamary.blogspot.com.br



Tudo bem que meu espaço é um pouco maior, mas eu AMEI a ideia de ter um móvel com decorações e enfiar toda a minha bagunça ali atrás! Pq quem me conhece sabe que eu nunca vou conseguir ser tão organizada como a pessoa do móvel da foto acima.



E foi a partir daí que mandei fazer o meu.O espaço que eu tenho, possui 1m de profundidade. O meu móvel tem 40cm. Então ainda fiquei com um espaço grande atrás dele. Eu não fiz prateleiras, a intenção é colocar um outro armário que por enquanto está no quarto do Lipe. Aí vou me desfazer desse monte de caixas e vai ficar mais organizadinho!





Agora estou dando uma cor nessas paredes. Mas isso é assunto pra outro post!

Beijos!!


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Omelete de Mortadela

Sério?
Sério!

Omelete de Mortadela!!!

Cheguei em casa, mega cansada, morrendo de fome e não tinha NADA!!
Sabe o que é nada?
Não tinha um pão, um biscoitinho, uma porcariazinha qualquer pra eu beliscar, porque eu realmente estava cansada e não queria cozinhar.

Abri a geladeira!
Eis que bem diante dos meus olhos, surge a solução do meu problema.

Tinha mortadela e tinha ovo....
Tinha cebola na gaveta de legumes...
Minha horta já está dando umas cebolinhas e umas salsinhas....

Vai ser isso: Omelete de Mortadela!

Até mesmo porque fazer omelete é bem diferente de cozinhar, né gente?
Quer coisa mais rápida e fácil!?
Além de ser uma delícia!!!



Então, vamos aos super ingredientes:


- Mortadela
- 2 ovos
- 1 cebola
- Cheiro verde
- Sal a gosto





Em uma frigideira refogue a cebola e a mortadela, quando estiverem bem fritinhos, acrescente os ovos e o cheiro verde.

Frite bem, sempre mexendo para fritar por inteiro.


Pronto!

Vocês devem ter percebido que eu usei pouquinha coisa, mas é que aqui somos em 2, sendo que um é criança. Aumente a quantidade de ingredientes de acordo com a quantidade de pessoas que irão comer. Pra nós dois, foi mais que suficiente. E o Lipe adorou!



Beijos



terça-feira, 11 de junho de 2013

Frango com Nata e Creme de Cebola

Geeennnteee!!!

Essa ideia de postar receitas no blog vai me deixar gorda!

Eu já tinha provado esta receita na casa de uma prima. Achei delicioso!
E então decidi fazer. Olha que fácil:

- coxas e sobrecoxas de frango (eu usei 2 peças de coxa com sobrecoxa - hummmm!!!)
- 300g de nata
- 1 pacote de creme de cebola (adoro o Maggi)






Forre um prato refratário com a nata.







Passe o creme de cebola nos pedaços de frango.






Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 min.(deixei o forno em 200°). Após este tempo, retire o papel alumínio, regue o frango com a nata que vai estar bem derretida e volte ao forno, Deixe mais uns 20 min ou até dourar.



Sirva com arroz.




Eu acho essa receita muito saborosa. Espero que gostem!

Beijos



sábado, 8 de junho de 2013

Spaghetti a Carbonara

Bacon, Bacon, Bacon!!!!

Eu tenho uma necessidade ENORME de bacon!
E o Lipe tem uma necessidade enorme de macarrão. De qualquer tipo, com qualquer molho. Ele é apaixonado por macarrão.

Uni as necessidades de ambos e fiz um spaghetti a carbonara.

Eu usei:
Macarrão tipo Spaghetti
100g de bacon
2 ovos
50g de parmesão ralado
1 cx de creme de leite

Cozinhe o macarrão em água e óleo (eu não coloco sal para cozinhar o macarrão, pq o molho carbonara já fica salgado o suficiente).








Pique o bacon em cubinhos pequeninhos e frite bem, vai soltar um óleo, misture bem o creme de leite pra pegar o sabor do bacon (nossa, tô com água da boca de lembrar!!!)










Em um recipiente, misture bem os ovos e o queijo.






Escorra o macarrão e o coloque diretamente na vasilha com os ovos batidos. A ideia é que os ovos aqueçam com o calor da massa.





Acrescente o molho de creme de leite com bacon e misture bem.









Sirva a seguir. Eu matei minha vontade de bacon e o Lipe, que foi o fotógrafo deste post, matou a vontade de macarrão. Foi aprovadíssimo!




Fácil, rápido e delicioso!

Beijos




terça-feira, 4 de junho de 2013

Stroganoff Fácil

É...eu sei, vcs devem estar achando que eu escrevi errado.
Mas não, stroganoff, com a, é o nome original da receita, segundo o site usinadetextos.com.br.

Deixando a gramática de lado e voltando pra receita...

Então é isso, eu faço um stroganoff fácil, rápido e barato. Sem conhaque, sem tomate, enfim... melhor chamar de stroganoff de preguiçoso!

1/2 Kg de patinho ou coxão mole, cortado em tiras finas
1 caixa de creme de leite
1 caixa de molho de tomate
Champignon - MUITO
1 cebola pequena picada
Alho, sal e pimenta do reino a gosto



Em uma panela refogue o alho e a cebola. Frite a carne e quando estiver tudo bem douradinho coloque o moho de tomate. Cozinhe bem e aos poucos adicione o creme de leite, mexendo sempre. Por último coloque o champignon e tempere com sal e pimenta a gosto. Pronto!



Sirva com arroz e batata palha.



Beijos e até a próxima!

sábado, 1 de junho de 2013

Sopa com o que tem

Hummm, nesse friozinho nada melhor do que uma sopinha pra aquecer.

E vocês já perceberam que eu adoro produto pronto (como o alho triturado e o molho madeira da receita anterior), mas no caso da sopa é diferente.

Não sou nada adepta de sopas prontas! Sopa tem que ser feita na hora, com legumes de verdade e carne de verdade!

Então, em um dia que fez muito frio, eu lembrei que eu havia comprado algumas coisas que talvez desse pra fazer uma boa sopa.

E deu mesmo! Olha só:

Eu usei:
1/2 repolho cortado grosseiramente em tiras (parece muito, mas o repolho perde muito volume depois de cozido)
2 tomates, cortados em 4 partes e sem sementes
2 cebolas, cortadas em 4 partes e desfolhadas
2 cenouras, cortadas em rodelas
2 batatas, cortadas em cubinhos
1 peito de frango, cozido e desfiado rapidamente
Sal a gosto
2 tabletes de caldo de galinha maggi (ou a marca de sua preferência)


Primeiramente, cozinhe o peito de frango em água e sal. O tempo de cozimento vai variar de acordo com a panela que você utiliza. Eu usei a minha panela de pressão da Tramontina, que já mostrei pra vocês aqui. Nela, 20 minutos de pressão são suficientes.






Retire o frango da panela e o desfie de leve. Na mesma água em que foi cozido, coloque os legumes e os cubos de caldo de galinha. Cozinhe-os juntamente com o frango já desfiado, também prestando atenção no tempo da sua panela.








Sirva em seguida.

Eu usei apenas os legumes que eu já tinha em casa, mas dá pra colocar cheiro-verde, ovo, chuchu, brócolis, couve, macarrão. E, ao invés de frango, dá pra fazer com carne.

Ficou uma delícia e até o Lipe que, como toda criança da idade dele, tem um certo preconceito com sopa, repetiu!



Espero que essa receita ajude a aquecer as noites de vocês!

Beijos!!